Análise do Mini Crash

photo-by-g-crescoli-cc0

Por Danilo Cury

Os mercados globais, após um desempenho forte desde o início de 2018 (S&P atingindo ganhos de +7.44% no dia 26.01.2018), estão agora cedendo ao avanço do início do ano.

A queda tem sido rápida e está ocorrendo em um contexto geral de boas notícias econômicas e corporativas. Nesses momentos é de extrema importância manter os acontecimentos em perspectiva e tomar uma certa distância.

Esta é a primeira correção relevante após 15 meses consecutivos de performance positiva no S&P. Tradicionalmente, o S&P deveria ter uma correção entre 5% -10% por ano, mesmo em mercados de alta.

É provável que o mercado esteja processando e se adaptando a dois elementos:
1. por uma parte, está digerindo o avanço e a expansão de múltiplos e
2. por outro lado, está em um ponto do ciclo onde poderia haver pressões inflacionárias.

O mercado tem que se adaptar a essa nova eventual realidade e consequentemente taxas de juros mais altas. Durante esse processo de adaptação o mercado passa pela correção.

Em relação aos níveis dos mercados, poderemos ver 2,525 a 2,535 no S&P, o qual nos levaria aos níveis de Setembro/Outubro de 2017.

Os acontecimentos atuais parecem bastante similares aos eventos do verão de 2006, onde o S&P teve uma queda de -8.25% antes da recuperação de +28% levando o índice ao topo em 2007. A baixa também ocorreu em um contexto onde havia receio de uma aceleração da inflação.

Em conclusão, sugiro manter as carteiras investidas e para aqueles que buscam uma maior exposição em renda variável, aproveitar esses momentos para investir.

Danilo Cury
*Especialista em planejamento e execução de negócios
dan_cury@terra.com.br

Esta é uma análise de tendências gerais do mercado. Todo investimento envolve riscos.
Esse artigo reflete a opinião do autor e não a do CEOlab.
Cada investimento deve ser analisado de acordo com o perfil da pessoa. Portanto, antes de fazer qualquer mudança no seu portfólio sugerimos consultar um Analista de Investimentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments