photo-by-bill-oxford

Por Valesca Elisa Michelon*

A compra de ativos em leilão na maioria dos casos tem se mostrado um excelente negócio e oportunidade de comprar tanto móveis quanto imóveis em bom estado e com ótima lucratividade.

Nos casos de imóveis, alguns ativos podem ser adquiridos com até 50% de desconto do valor de mercado ou até menos, dependendo do caso. É tudo uma questão de urgência, análise, e disponibilidade de valores para pesquisar as oportunidades.

Em geral todo leilão acontece porque uma dívida liquida e certa não foi paga espontaneamente a um credor, e o bem penhorado será alienado, criando oportunidade de negócio. Todavia, é preciso cautela na aquisição. Dentre muitos motivos, destacamos que geralmente aquele que deve, deve para mais de um credor, e leilão que inicialmente parecia ser um bom negócio, pode tornar-se um péssimo negócio se toda a documentação que acompanha o bem não for a analisada. Isso tudo, poderá trazer muita dor de cabeça para o comprador, dispendendo tempo e dinheiro para solucionar o problema e, em outros casos, até perder o valor investido.

A arrematação com segurança requer uma análise profunda do histórico do ativo e de toda documentação que acompanha o bem. É sempre aconselhável que essa análise seja feita com assessoria de um advogado ou escritório de advocacia com experiência na área.

Ao contrário do que muitos pensam, o pagamento no seguimento de leilões, não necessariamente tem que ser à vista, havendo a possibilidade de parcelamento, conforme descrição do edital e a circunstância em que o leilão ocorrerá.

Trata-se de uma excelente oportunidade, de investimento tanto para pessoa física quanto para as empresas que necessitam de investimentos, para expandir seus negócios, entretanto, análise e cuidados devem ser tomados para não cair em erro.

Valesca Elisa Michelon
*Advogada do escritório Schwerz Zucker e Cahale