Foto de Ronaldo RamosE um dia você se encontra comentando com um colega de trabalho sobre outro colega em comum:
– Não consigo confiar nele, pois toda vez que acordamos algo ele acaba fazendo o que queria, sem cumprir a sua parte do acordo.
– E o outro comenta que tem o mesmo problema.

Esta situação, mais comum do que parece ser, geralmente envolve uma dificuldade de lidar com a divergência em assuntos profissionais, quase um medo de explodir em público e prejudicar a imagem pessoal, apesar de ser necessária para que um time cresça e atinja um alto grau de efetividade.

Quando evitamos o conflito, ou evitamos dizer “não” ao outro, quase sempre desencadeamos processos de redução da confiança mútua e de animosidade escondida muitas vezes com fria cortesia.

Algumas dicas rápidas podem ser muito efetivas:

1. Tente dizer “ouvi o que você disse e concordo nos seguintes aspectos….além disso, gostaria de acrescentar também a necessidade de responder às seguintes questões…”

2. Em vez de dizer “isto não vai funcionar”…que tal tentar “entendo que este possa ser um dos passos que devamos considerar, e que também precisamos lidar com os seguintes aspectos…”

3. Em situações onde você se sinta acuado com novas prioridades, quase impostas, em vez de dizer “impossivel, nem daqui a um mês”, que tal iniciar uma conversa do tipo “no momento tenho prioridades que estão consumindo todos os recursos que tenho disponíveis, e pelo que você me diz agora talvez seja um bom momento de revermos as prioridades ou adicionarmos novos recursos?

4. pedir ajuda simplesmente, explicando que seu conhecimento ou seus recursos o impedem de concordar com uma determinada decisão.

Vamos experimentar?