Planejamento estratégico

Por Danilo Cury*

Recém-formado, fui trabalhar na área de planejamento e marketing em um grupo nacional de grande porte, que atua na área financeira e industrial. Embora tenha ficado lá somente dois anos, aprendi mais que nos cinco anos de faculdade.

O que me ajudou muito, profissionalmente e na vida de um modo geral, foi a tradução de um artigo da revista Harvard Business, lida durante uma reunião de diretoria para decidir a vocação do grupo e por onde deveria caminhar nos anos seguintes. Enfim, fazer o planejamento estratégico do mesmo.

O artigo descrevia como planejar e tomar decisões e continua, passados 30 anos, muito adequado aos dias de hoje. Em síntese, mostrava que precisamos ter um plano de longo prazo para a vida pessoal e profissional. Assim, fica mais fácil tomarmos decisões. Além disso, entre outras coisas, afirmava que um plano bem feito deve ser baseado também em previsões. Para decidir e prever, temos que usar nossos conhecimentos, nossa experiência, mas, sobretudo, nossa intuição. Na verdade, a intuição representa o processamento de toda a sabedoria que temos armazenada em nossa mente. As mulheres geralmente têm esse dom mais apurado que os homens.

Não se deve adiar as decisões. Uma decisão tomada com bom senso e de forma tranquila, porém não muito adequada, é melhor que a indefinição. Devemos nos preocupar mais com as decisões de longo prazo, estratégicas; as de curto prazo, táticas, podem ser facilmente reformuladas e não afetam tanto a nossa vida.

Devemos ter um planejamento estratégico para a nossa empresa, deixando bem claro para onde devemos caminhar. Temos que definir o tamanho do negócio, as técnicas com que queremos trabalhar e o segmento em que vamos atuar. No dia a dia, vamos tomar nossas decisões importantes com base nessa linha, sem adiá-las, e, principalmente, sem perder tempo com as questões táticas.

Pela atuação do grupo em que trabalhei, nas décadas seguintes, pude perceber que esses parâmetros foram fundamentais para seu crescimento. Hoje em dia, é um grupo muito sólido, que inclui o primeiro maior banco privado do país e a maior indústria da área em que atua.

Danilo Cury
*Especialista em planejamento e execução de negócios
dan_cury@terra.com.br

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments